23/12/2004 09h07 – Atualizado em 23/12/2004 09h07
AFP
A maior barata do mundo foi descoberta entre uma série de novas espécies exóticas em covas na selva da Indonésia. Durante uma expedição de cinco dias, cientistas viajaram de helicópteros e desceram à superfície em cordas. Na região eles encontraram as criaturas, incluindo a “barata monstro”, um inseto gigante.
“Admitimos que a maior barata do mundo não é exatamente carismática, mas é representativa de um nicho no ecossistema que, se for interrompido, produzirá um efeito dominó que pode ter conseqüências catastróficas para a cadeia alimentar”, ressaltou Scott Stanley, diretor programa de Kalimantan para o grupo ecológico Nature Conservancy, que tem sede nos EUA. “Se não fizermos algo para proteger estas áreas, dezenas de espécies podem desaparecer antes que alguém se inteire de sua existência”, acrescentou.
Dezenas de tipos de pescados, insetos, caracóis e plantas até então desconhecidas foram encontradas em covas na remota região oriental de Kalimantan, Bornéu Indonésio. Cientistas de seis nações, incluindo Venezuela, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Indonésia, participaram da expedição na península de Sangkulirang.





