27/12/2004 09h26 – Atualizado em 27/12/2004 09h26
Terra
Meu nome é Guilherme Henrique Hayama e há 2 meses estou morando em Medan, na Indonésia, em intercâmbio. Medan está situada no norte de Sumatra onde, ontem, ocorreu o terremoto. Estava dormindo quando senti minha cama tremer. Acordei assustado e fui ver o que estava acontecendo. Saí do meu quarto e olhei pela casa: os lustres estavam balançando muito, as portas rangendo e a água da banheira tremia.
Estava muito assustado pois nunca tinha passado por isso e não sabia ao certo o que era. Só fiquei sabendo do tamanho da catástrofe à noite quando entrei no site do Terra. Eu vi alguma coisa na TV, mais como estou há pouco tempo aqui, não entendo muito. Fiquei aterrorizado.
Hoje, dia 27, na Indonésia, assisti na televisão os estragos em Aceh. Aceh fica algumas horas da minha cidade. Está tudo destruído. Aqui na minha cidade foram registradas mil mortes e, em alguns lugares falta luz.
Não estou entendo muito bem, pois aqui todos estão agindo normalmente, como se nada tivesse acontecido. Penso eu que eles não tem informação do tamanho dessa tragédia. Mas hoje quando passei na frente de um hospital, vi muitos carros, e na cidade vi caminhões e carros da polícia.
Senti a necessidade de contar essa experiência que foi muito assustadora para mim.
A televisão da Indonésia esta informando constantemente os estragos em Aceh. Foi simplesmente horrível. Não sei sobre as previsões do tempo, mas só espero que não aconteça de novo.
Estou aqui desde 23 de outubro. Sou natural de São Paulo, mas atualmente moro em Blumenau (SC) com minha família”.




