25.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Empresários gráficos querem cumprimento de lei

27/12/2004 15h44 – Atualizado em 27/12/2004 15h44

MS Noticias

Um grupo de empresários gráficos estão cobrando do sindicato dos trabalhadores mais empenho na fiscalização do cumprimento da legislação trabalhista. De acordo com Haroldo Borralho, do Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares, a denúncia chegou até à entidade através de empresários do setor que não querem se identificar.

Segundo Haroldo os empresários que cumprem a lei, registrando os trabalhadores e arcando com todos os encargos sociais e impostos decorrentes disso, estão indignados com as empresas gráficas que não fazem registro dos trabalhadores na Carteira de Trabalho. “Os empresários reclamam que dessa forma não tem como concorrer com as empresas irregulares, pois os custos para quem cumpre a lei são maiores. Quem está legal concorre em desvantagem no mercado pois tem custo maior”.

Haroldo informa ainda que os empresários estão acusando o sindicato dos trabalhadores gráficos de ser “inoperante” ao não fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista. A DRT (Delegacia Regional do Trabalho) também não estaria fiscalizando e coibindo o descumprimento da legislação.

“Veja o quanto é esdrúxula a situação: patrões cobrando de um sindicato de trabalhadores para que este cumpra sua função e fiscalize o cumprimento da lei. Parece coisa de filme surrealista. Mas isso é o Brasil”. Para Haroldo esse tipo de situação existe porque muitos sindicatos são “pelegos, ou seja, não defendem os interesses dos trabalhadores. São entidades meramente cartoriais, que existem só para morder o imposto sindical”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.