27/12/2004 08h17 – Atualizado em 27/12/2004 08h17
MS Noticias
Um estudo divulgado neste domingo pelo ministro das Cidades, Olívio Dutra, revelou que cerca de 87% das favelas estão localizadas em 11 das 27 regiões metropolitanas do país. Para ele, a melhor forma de resolver os problemas de infra-estrutura das metrópoles brasileiras é um “pacto federativo” que inclua “ações dos governos municipais, estaduais e federal”.
Como exemplo do funcionamento deste “consórcio”, o ministro apontou a entrega de moradias ocorrida nos Estados do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do sul, durante o último mês.
“A questão da moradia de qualidade, com saneamento, só é bem resolvida se o governo federal e os governos estaduais e municipais, junto com as comunidades, trabalharem de forma integrada, como está sendo feito, somando recursos dos três orçamentos”, afirmou.
O ministro também disse que, no ano que vem, “o governo irá injetar mais de R$ 13 bilhões para que o setor privado atenda à demanda de moradia das famílias com renda acima de cinco salários mínimos” por meio de uma medida que diminuiu a rentabilidade dos bancos referente às cadernetas de poupança depositadas no Banco Central.





