23.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Aprovação ao governo Lula sobe 10 pontos

28/12/2004 08h36 – Atualizado em 28/12/2004 08h36

Reporter MS

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu dez pontos percentuais nos últimos quatro meses e chegou a 45% no momento em que o petista completa dois anos de seu mandato, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 14 a 17 deste mês.

O percentual de aprovação atual supera os 40% que consideram o governo Lula regular. Apenas 13% acham a administração do petista ruim ou péssima. Só 1% dos entrevistados não souberam avaliar.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 4.291 pessoas com mais de 16 anos em 154 municípios de todas as 27 unidades da Federação.

Os que mais aprovam Lula são os que têm escolaridade mais alta: 47%. O percentual entre os que têm apenas o ensino fundamental é de 46%. Na faixa dos entrevistados com o ensino médio, o petista tem 42% de popularidade.

Entre os entrevistados com renda superior a dez salários mínimos, 50% acham a administração federal do PT ótima ou boa. Os mais pobres – com renda mensal menor de cinco salários mínimos – ficam na média da pesquisa: 45% aprovam o petista.

Do ponto de vista geográfico, Lula está muito bem no Nordeste. Lá, 51% dos entrevistados o aprovam. A taxa cai para 42% no Sul e no Sudeste. O Norte e o Centro-Oeste dão 45% de bom e ótimo para o petista.

Para 36% dos brasileiros, o principal problema do país é o desemprego. O índice, no entanto, caiu: Em março deste ano, 49% apontavam o desemprego como o principal problema do Brasil.

Quando indagados sobre a área em que Lula se dá pior, o desemprego aparece novamente no topo da lista, com 21%. Vem seguido dos itens “violência/segurança/polícia” e “saúde”, cada um com 10% de lembrança.

“Fome/miséria” é apontado como o segundo maior problema do país (15%), mas é considerado apenas por 5% como uma das piores áreas de atuação de Lula.

O mesmo item “fome/miséria” é apontado como a área do governo Lula em que o petista se sai melhor, com 15% de menções. Bem abaixo, com 8%, vem economia, seguida de educação, com 7%, e social e saúde, ambas com apenas 5%.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.