28/12/2004 09h18 – Atualizado em 28/12/2004 09h18
Midiamax News
Moradores nas aldeias indígenas Bororó e Jaguapiru, em Dourados, reivindicam melhorias na infra-estrutura na Reserva onde vivem hoje cerca de 12 mil índios. As aldeias são consideradas hoje alguns dos bairros mais violentos da cidade, além de populosos. Segundo o líder Ramão Almirão da Silva, da aldeia Jaguapiru, e o cacique terena Hewoe, que procuraram ontem a equipe do site Douradosagora, a iluminação pública precária nas aldeias contribui para a ação de vândalos que vêm agindo constantemente naquela região.
“Já virou rotina na Reserva as invasões de casas, furtos de botijões de gás, bicicletas e outros itens”, disse o guarani Isaac de Souza. Os líderes também reivindicam, pelo menos, o cascalhamento das principais vias nas aldeias. “Quando chove a gente enfrenta o barro e no tempo seco os buracos prejudicam o transporte e colocam em risco a segurança das famílias”, alerta Isaac. A principal via na aldeia Jaguapiru e também de acesso à estrada entre Dourados e Itaporã, que corta a Reserva, está intransitável.
A líder da tribo Terena, Maria Regina, aponta que também falta segurança na Reserva. “A situação é precária, queremos policiamento ostensivo para impedir os crimes que são constantes e amedrontam a gente. Merecemos mais atenção porque fazemos parte da história do Brasil. Queremos mais respeito por parte das autoridades”, finaliza Regina.



