29/12/2004 09h21 – Atualizado em 29/12/2004 09h21
Terra
A brasileira Joana Merlin Scholtes vai coordenar a operação de socorro das Nações Unidas no sudeste da Ásia. A região foi atingida pelos maremotos que mataram pelo menos 69 mil pessoas. Só na Indonésia o número de vítimas já chega a 32.502. A informação foi confirmada por ela no Bom Dia Brasil .
Joana é funcionária de carreira da ONU e atualmente chefia a representação da entidade na Tailândia, onde está no momento. Ela embarcará nas próximas horas para a ilha de Phuket, um dos locais mais severamente atingidos por ondas gigantes no domingo. A identificação dos mortos é o maior desafio para a brasileira.
Segundo ela, a ação será desenvolvida em três fases. Primeiro serão realizadas as ações emergenciais, como a arrecadação de sacos para carregar os corpos e produtos químicos para preservar a identidade das vítimas, já que a maioria estava com roupas de praia e não tinha nenhum documento durante a tragédia.
Num segundo momento, será viabilizado abrigo para as vítimas e ações que impeçam a contaminação das águas para evitar a proliferação de doenças. “Estamos buscando fundos para permitir a chegada de médicos forenses às regiões atingidas, suprimentos e remédios”.
A ONU prevê ainda a reconstrução das casas e financiamentos para obras de infra-estrutura e desenvolvimento do país.




