29/12/2004 11h20 – Atualizado em 29/12/2004 11h20
Corumbá online
A equipe que coordena a programação da posse do prefeito eleito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), no próximo dia 01, confirmou na manhã desta quarta-feira, durante entrevista coletiva, a realização de atividade popular na praça Generoso Ponce, na avenida General Rondon.
Inicialmente, a intenção era realizar a solenidade de posse na praça, e não no plenário da Câmara Municipal. Porém, a atual mesa diretora do Legislativo, alegou a necessidade de envio de um projeto de resolução solicitando a mudança de local, dentro do prazo regimental que estipula a realização de sessões ordinárias até 15 de dezembro. Mas os vereadores acabaram transferindo a posse para o anfiteatro Salomão Baruki, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob a justificativa de que não fere o regimento interno da Câmara Municipal ou a Lei Orgânica.
Ambas determinam que a cerimônia deve ser realizada em recinto fechado. A decisão não mudou a proposta do prefeito eleito de envolver a comunidade na solenidade. Por isso, os futuros secretário de Governo, José Antônio Assad; de Turismo, Carlos Porto e a presidente da Fundação de Cultura do Pantanal, Heloísa Urt, mantiveram a programação na praça Generoso Ponce.
De acordo com o que foi definido, a posse oficial será às 18 horas de sábado, no anfiteatro Salomão Baruki. Depois, às 19h30, já na praça, têm início as atividades culturais; às 20h30 haverá celebração ecumênica; às 21h00, o prefeito Ruiter Cunha, empossa os secretários municipais e em seguida fala ao público presente. A posse popular prossegue às 22h30 com apresentação de coral, show pirotécnico e circense e demonstrações artísticas.
Haverá ônibus disponíveis nos bairros para transportar os moradores até o local do evento. “Não vai ser uma festa de ostentação, e sim uma atividade simples e bonita. Somente os artistas locais irão se apresentar, o que é uma forma de valorizarmos os nossos talentos”, disse Heloísa Urt. “Essa iniciativa reafirma a administração participativa e popular que iremos implantar.
O prefeito Ruiter vai estar apresentando à população a sua equipe de trabalho, que terá grandes desafios pela frente”, ressaltou José Antônio Assad. Já Carlos Porto lembrou que “o momento é especial, mas de muita responsabilidade” porque a cidade tem problemas econômicos, sociais e de infra-estrutura que terão de ser resolvidos no dia-a-dia. A presença do governador Zeca do PT e do senador Delcídio do Amaral, na posse de Ruiter Cunha, ainda não foi confirmada.



