30/12/2004 14h16 – Atualizado em 30/12/2004 14h16
BBC Brasil
Cirurgias feitas a partir do uso do botox podem ajudar no tratamento de enxaqueca, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos. Pesquisadores injetaram botox em cerca de cem pacientes para verificar quais eram os músculos ligados à ocorrência de enxaqueca. Depois, fizeram cirurgias para remover esses músculos.
A cirurgia reduziu a intensidade e a freqüência das enxaquecas em 92% dos pacientes e eliminou totalmente o mal em um terço das pessoas envolvidas. A pesquisa, publicada na revista Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, também reduziu o número de ausências dos pacientes em seu trabalho.
Antes do tratamento, as pessoas que sofriam de enxaqueca faltavam em média 4,4 dias de trabalho por mês. Depois da cirurgia, essa média passou para 1,2 dias por mês.
Há várias teorias sobre o que causa a enxaqueca. Algumas delas alegam que o problema ocorre quando nervos são presos por determinados músculos. Os pesquisadores usaram botox, uma toxina tradicionalmente usada para atenuar rugas no rosto, para paralisar músculos na testa e nuca e determinar quais deles causavam a enxaqueca.
Não há autorização para se utilizar botox no combate a dores de cabeça em vários países. O diretor da Migraine Trust da Grã-Bretanha, Alan Bartle, recebeu a pesquisa com alguma cautela. Segundo ele, parece que o tratamento fucionou para esses pacientes, mas outros estudos sobre o uso de injeções de botox se provaram inconclusivos.





