30/12/2004 07h50 – Atualizado em 30/12/2004 07h50
MS Noticias
O senador Delcídio Amaral atendeu ao apelo dramático do prefeito José Laerte Tetila, de Dourados, que solicitou à Funasa (Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul) o pagamento dos salários dos agentes de saúde que cuidam das aldeias indígenas.
Em contato feito com Delcídio, Tetila informou que só na região de Dourados vivem onze mil índios entre Guaranis, Caiuás e Terenas, que dependem de atendimento médico do Ministério da Saúde.
O senador Delcídio entrou em contato com os representantes da Funasa para que retomem o repasse dos recursos, como vinha sido feito até outubro de 2004, inclusive a verba destinada à ONG Missão Caiuá.
A Funasa informou que até a próxima semana serão regularizados os salários e o décimo terceiro dos funcionários que cuidam dos índios em Mato Grosso do Sul.
Com a autorização de crédito suplementar, a Funasa acredita que até o dia 31 de dezembro, sejam depositados os valores em atraso, possibilitando à ONG Missão Evangélica Caiuá a regularização da situação salarial de cerca de 350 funcionários.
A coordenação regional da Funasa informou ainda ao senador Delcídio que 2004 foi um ano totalmente atípico em que a Fundação Nacional da Saúde tornou-se responsável pela saúde indígena, atividade que antes era terceirizada.
Foi portanto um ano de transição, bastante agravado por constantes paralizações, principalmente da região de Dourados. Ali ocorreram quatro greves de médicos e agentes de saúde.
A Funasa espera que, com a regularização salarial a partir da próxima semana, os profissionais de saúde retomem suas atividades cessando os prejuízos à população indígena de Mato Grosso do Sul.




