26.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Estoque de sangue é suficiente mas falta plaquetas

30/12/2004 09h26 – Atualizado em 30/12/2004 09h26

MS Noticias

O Hemosul está preparado para o fim de ano, com estoques de sangue suficiente para atender a demanda diária, mesmo com a queda no número de doadores. Fato normal nesta época do ano. É o que garante Osnei Okumoto, diretor da Hemorrede de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o Hemosul se preparou durante todo o ano para este período através de campanhas de conscientização. “Hoje nós temos estoque regulado suficiente para atender as demandas”, afirma.

Mesmo com 800 bolsas de sangue, outros componentes, como as plaquetas, estão em falta. Osnei explica que este componente é muito usado por pacientes que fizeram cirurgias cardíacas e os que estão fazendo tratamento contra a leucemia. “Hoje temos três pacientes em tratamento de leucemia, que necessitam, em média, de oito a dez bolsas de 50 ml diariamente”, explica.

Além do grande uso de bolsas de plaquetas diariamente, há ainda outro fator que exige uma constância de doadores, o tempo de estocagem das plaquetas, que é de apenas cinco dias, enquanto das bolsas de sangue este prazo é de 35 dias.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.