30/12/2004 15h51 – Atualizado em 30/12/2004 15h51
Aquidauana News
Pesquisa realizada no Brasil revelou que grande parte das mães de crianças desnutridas são bem nutridas ou obesas. O estudo, que analisou mais de mil casos de desnutrição atendidos por serviços públicos de saúde, verificou que, em média, 35% das mães de desnutridos são obesas ou têm sobrepeso, 53% são bem nutridas e apenas 12% são desnutridas.
Os pesquisadores envolvidos apontam a ausência de vínculo consistente entre mãe e filho como principal explicação para essa contradição. “Percebíamos, ao longo da pesquisa, que algumas mães simplesmente esqueciam de dar suplementos alimentares a seus filhos, mesmo tendo recebido gratuitamente o material”, explica o pediatra Fernando José de Nóbrega, responsável pelo estudo e coordenador do Programa Einstein de Nutrição na Comunidade de Paraisópolis (PENC), a segunda maior favela de São Paulo. O programa é mantido pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein.
O estudo, iniciado há 14 anos, envolveu também o Ambulatório de Triagem Pediátrica do Hospital São Paulo, da Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e o serviço de atenção à saúde da mulher da Secretaria do Estado de São Paulo. O resultado do trabalho está reunido no livro Vínculo Mãe/Filho, da Editora Revinter.



