26.8 C
Três Lagoas
domingo, 21 de dezembro de 2025

Lente especial melhora câmera digital em celulares

30/12/2004 11h04 – Atualizado em 30/12/2004 11h04

JB Online

As câmeras digitais embutidas nos celulares possuem foco fixo e não tem capacidade de zoom. Isto por que os aparelhos precisam ser resistentes a quedas ou acidentes.
Porém, a empresa francesa Varioptic anunciou a criação de uma lente que funciona com liquidos (água e óleo). O objeto é capaz de mudar da forma plana para côncavo/convexa de acordo com a carga elétrica aplicada.

A mudança na lente é possível devido ao uso da tecnologia electrowetting. A técnica também é usada em endoscopia, oftalmologia e na indústria automotiva.

O electrowetting usa líquidos para condução e isolamento de estímulos elétricos. As lentes são formadas por líquidos com densidades diferentes que não se misturam: a água, condutora de energia, e o óleo, que serve de “tampa”.

Os líquidos ficam em um vasilhame cônico entre duas janelas e recebem estímulos elétricos para mudar o ângulo e a distância focal. Quando a voltagem é zero, a superfície do óleo é plana. Ao aplicar 40 volts, ela torna-se convexa.

“A electrowetting é referenciada há mais de 100 anos. No entanto, ninguém observou seu uso na indústria óptica “, disse Joshua Hong, 41 anos, diretor de Marketing da Varioptic.

A resolução das lentes suporta sensores de 2 e 3 megapixels com foco automático e zoom. A grande vantagem é o consumo baixo de energia, que pode chegar a 10% da usada nas comuns, que precisam de motores. As lentes com o electrowetting não têm partes móveis.

“A tecnologia garante flexibilidade. O fabricante pode desenvolver celulares diferentes, devido à fina espessura das lentes (2 mm) e do drive (4 mm x 4 mm x 1 mm)”, explicou Hong.

O primeiro lançamento será a lente com autofocagem. Em 2006, a Varioptic apresentará um produto com zoom, usando duas das lentes líquidas na mesma linha do eixo óptico. Um protótipo com aproximação de três vezes está em produção.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.