30/12/2004 09h48 – Atualizado em 30/12/2004 09h48
Midiamax News
Os representantes de Umbanda e Candomblé, de 30 tendas em Corumbá, reúnem-se na noite desta quinta-feira, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, para lavar as escadarias com águas-de-cheiro e pétalas de flores. Amanhã, os fiéis costumam colocar nas águas do rio Paraguai “barquinhos” com pedidos e agradecimentos à Iemanjá, que, segundo a tradição, trás sorte para o ano que se inicia.
Todos os anos em Corumbá as comunidades se unem vestidos a caráter, onde os integrantes e iniciados na Umbanda e no Candomblé fazem a celebração com danças, oferendas e louvações, em homenagem à santa que é considerada como o “Orixá feminino”, nos terreiros de todo o Brasil.
Na reunião com a Secretaria Municipal de Turismo de Corumbá, ocorrida dia 21 de dezembro, os religiosos solicitaram a presença da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros para garantir a segurança nos dois dias de festa, que deve contar com duas mil pessoas, conforme a presidente do Conselho Negro, Edinir de Paula. As informações são do site Capital do Pantanal.




