30/12/2004 14h00 – Atualizado em 30/12/2004 14h00
Agência Brasil
Mais de dois milhões de pessoas devem participar da festa de réveillon em Copacabana, no Rio de Janeiro. As oito balsas que serão usadas para a queima de fogos já estão prontas.
As embarcações serão rebocadas da Ilha do Fundão até a Praia de Copacabana durante a madrugada e serão vigiadas por rebocadores da Capitania dos Portos. São quase 200 toneladas de fogos de artifício para um espetáculo que terá duração de 15 minutos, sincronizado com trilha sonora composta de canções brasileiras.
As novidades deste ano são os desenhos e efeitos que vão colorir o céu, que serão formados de acordo com o ritmo da música e vão desde flores e círculos até palmeiras com troncos. Além disso, uma cascata de 300 metros lineares vai cobrir a mureta do Forte de Copacabana.
O publico contará com forte esquema de segurança. Dois mil policiais militares estarão espalhados por toda a orla e 17 câmeras instaladas em postes da avenida Atlântica vão monitorar toda a movimentação. O tempo deve ficar nublado e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas.
Réveillon da Lagoa terá sete minutos de queima de fogos
A Lagoa Rodrigo de Freitas prepara um espetáculo extra na chegada de 2005. Além da árvore de Natal, haverá uma festa especial com sete minutos de queima de fogos, distribuição de 150 mil brindes, decoração dos quiosques e mensagens de Boas Festas, com letreiros luminosos, colorindo o céu da Lagoa durante toda a noite.
A Prefeitura decidiu incorporar à festa, promovida pela Embratel, ao calendário turístico do cidade, a partir do próximo ano. São esperadas mais de 200 mil pessoas, já que nos anos anteriores, mesmo sem o apoio da empresa, os quiosques da orla receberam um público superior a 100 mil pessoas.




