24.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho de 2025

São 11 os focos de ferrugem identificados em MS

07/01/2005 15h40 – Atualizado em 07/01/2005 15h40

Jovemsulnews (Correio do Estado)

Mais quatro focos de ferrugem asiática em lavouras comerciais de soja foram identificados em Mato Grosso do Sul, subindo para 11 o número de municípios afetados por essa doença fúngica, que reduz drasticamente a produtividade das lavouras se não for descoberta nos primeiros estágios e controlada com agroquímicos.

O comunicado foi feito pela Embrapa Soja, de Londrina (PR). A ferrugem foi descoberta em Caarapó, Chapadão do Sul (onde houve o primeiro registro da doença no Estado na safra 2002/2004), Itaquiraí e Sonora.

Antes a doença estava confirmada em Ponta Porã, Dourados, Laguna Carapã, Antônio João, Aral Moreira, Maracaju e Naviraí.

A ferrugem asiática já apareceu em 128 municípios de nove estados mais o Distrito Federal, segundo a Embrapa Soja.

No dia 21 de dezembro, a doença atingiu 81 municípios. No entanto, em apenas 64 municípios os focos da ferrugem estão em áreas comerciais de soja. Os outros foram registrados em áreas sentinelas e de soja voluntária (tiguera).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.