07/01/2005 13h29 – Atualizado em 07/01/2005 13h29
Da Redação
Nomeado pela prefeita Simone Tebet para assumir o lugar da gerente de educação, Lucia Firmino, o professor Ricardo de Souza, deu entrevista exclusiva a reportagem do Perfil e falou dos projetos para 2.005.
Perfil – Qual será a maior luta da secretaria da educação para os próximos quatro anos?
Secretário – Será a qualidade de ensino. Nós tivemos muitos comentários a respeito da parte pedagógica da secretaria da educação no último ano.
Perfil – O que pode ser feito?
Secretário – Cursos de capacitação para os professores. Nós já montamos o calendário escolar e colocamos os cursos dentro dos horários de aula. Se não me falha a memória, são nove cursos de capacitação, tanto para 1ª a 4ª serie como ensino fundamental. A meta é melhorar a metodologia.
Perfil – Qual é o perfil ideal do professor para melhorar a qualidade do ensino?
Secretário – O ideal é o professor concursado. O professor deve voltar à sala de aula. A prefeita determinou que todos os concursados deveriam voltar para seu lugar de origem, porque alguns professores foram deslocados para trabalhar em outros setores na última administração. Isso é um desvio de função. A prefeita quer cada um no seu lugar. Depois cada caso será avaliado.
Perfil – Haverá concurso neste ano?
Secretário – Depois da chamada e de todos lotados em seus devidos lugares, a gente vai avaliar se o concurso será necessário.
Perfil – Isso não pode causar um problema de professores não felizes por estarem de volta, trabalhando na sala de aula?
Secretário – Eu não vejo problema. Se o professor prestou concurso para atuar dentro da sala ele já fez sabendo o valor do salário e do trabalho em sala.
Perfil – Quais são as novidades para a educação em 2005?
Secretário – Quadras esportivas cobertas nas escolas e laboratórios de informática, que vão ser usados em cursos de informática e nas aulas regulares. Quando o professor de história, por exemplo, quiser dar uma aula no laboratório, isso também será possível. A intenção é que o aluno aprenda a usar a internet e noções básicas de informática e digitação, mas também tenha a parte pedagógica.
Perfil – Quem poderá usar esses laboratórios?
Secretário – Os laboratórios são para os alunos da escola. Mas existe uma idéia de se criar um laboratório de informática na biblioteca municipal para o uso da comunidade. De qualquer forma, a escola continua aberta para a comunidade como sempre foi, principalmente para atividades em conjunto com as secretarias de esporte e cultura.
Perfil – Quais são as mudanças na merenda escolar?
Secretário – A licitação passa a ser centralizada e já está na mão do responsável. Há uma técnica de nutrição que determina os produtos que deverão ser comprados. O s licitadores devem mandar uma amostra para a técnica para que ela aprove sua qualidade. Depois, os produtos não perecíveis vão para o almoxarifado central e os perecíveis vão direto para a escola.
Perfil – Em sua opinião, quais são os principais avanços na educação nos últimos anos?
Secretário – Na França tentou-se modernizar a educação durante 18 anos. Depois desse tempo verificou-se que o melhor método era o tradicional, mas claro que com o uso da informática e novas tecnologias. Aqui acredito que o principal avanço seja da parte didática, com o material e o uso da tecnologia.