07/01/2005 10h07 – Atualizado em 07/01/2005 10h07
Midiamax News
O tratamento hormonal que várias mulheres seguem durante a menopausa triplica os riscos de um derrame cerebral, segundo um novo estudo realizado pela Universidade de Nottighnam, no centro da Inglaterra.
A descoberta chama a atenção para o perigo destes tratamentos, cada vez menos recomendados pelos médicos, salvo por períodos de tempo muito curtos, segundo o estudo comentado pelo British Medical Journal. Especialistas britânicos também constataram que os riscos de uma pessoa ser vítima de uma apoplexia (ataque cardíaco) fatal ou causadora de alguma seqüela permanente é duas vezes maior nas mulheres que seguem um tratamento hormonal substitutivo.
O estudo, do qual cerca de 40 mil mulheres participaram, descobriu que os efeitos desses tratamentos podem variar de bloqueios ao fluxo sanguíneo no cérebro a derrames sérios. Com base nas conclusões do estudo, os especialistas recomendam às mulheres com risco de apoplexia que não se submetam ao tratamento hormonal substitutivo, a não ser que haja razões médicas de peso.
O tratamento hormonal foi concebido inicialmente para prevenir doenças coronárias ou vasculares em mulheres na menopausa propensas a desenvolvê-las. (Com informações do Terra)