08/01/2005 09h15 – Atualizado em 08/01/2005 09h15
IG
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aumenta a exigência para quem pretende obter ou renovar a carteira de habilitação. Resolução que entra em vigor dia 22 de março obriga curso de direção defensiva e primeiros socorros também na renovação. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
A medida está prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde dezembro e deverá atingir cerca de 5,6 milhões de motoristas, que emitiram a carteira antes de 1998.
Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o curso, com o mínimo de 15 horas-aula, custará de R$40 a R$ 50, e terá tópicos sobre como evitar acidentes e fazer a manutenção do carro, além de “noções de convívio social no trânsito”.
A resolução traz mudanças também aos futuros condutores. A prova prática terá a presença de dois examinadores no carro do aluno, em vez de um. Algumas medidas são mais subjetivas e dizem respeito a disciplinas e ao tempo: para obter a categoria B (para automóvel, por exemplo), as três tentativas de baliza não podem ultrapassar 5 minutos.