17.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 18 de julho de 2025

Juiz concede liberdade sob fiança para Pinochet

10/01/2005 15h45 – Atualizado em 10/01/2005 15h45

Terra

O juiz chileno Juan Guzmán Tapia concedeu hoje a liberdade sob fiança para o ex-ditador Augusto Pinochet. A libertação foi solicitada por seus advogados de defesa para tirá-lo da prisão domiciliar decretada na quarta-feira passada por seu envolvimento nos crimes da Operação Condor.

O juiz fixou uma fiança de US$ 3,5 mil e enviou o pedido à Corte de Apelações de Santiago, que deverá se pronunciar sobre se concede ou não o benefício nos próximos dias, de acordo com as fontes. A defesa do ex-ditador pediu sua libertação na manhã de hoje, último dia estabelecido pela legislação chilena para realizar o trâmite depois de executada a prisão. A lei chilena concede a todo processado cinco dias para solicitar sua liberdade ou a revogação de seu processo, o que, no entanto, não foi solicitado pela defesa de Pinochet.

Pinochet, 89 anos, é processado por nove seqüestros e um homicídio perpetrados na Operação Condor, a coordenação dos aparatos repressivos das ditaduras sul-americanas durante a década de 1970. Sob a ditadura de Pinochet, de 1973 a 1990, mais de 3 mil pessoas foram executadas ou desapareceram nas mãos das agências de segurança, e outras 28 mil foram torturadas, segundo informes oficiais.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.