12/01/2005 07h49 – Atualizado em 12/01/2005 07h49
Terra
Um deslizamento na favela Jardim Silvina, em São Bernardo do Campo (SP), matou uma criança de sete anos. Duas famílias foram resgatadas pelos bombeiros e seis pessoas foram encaminhadas para os hospitais da região.
De acordo com o Bom Dia Brasil, o Corpo de Bombeiros trabalhou durante toda a noite na cidade, que foi uma das mais atingidas pela chuva. Às 3h houve mais cinco pontos de deslizamento de terra nas regiões do Largo do Taboão, Largo do Piraporinha e no Paço Municipal foram registrados. Somente às 6h30, os bombeiros conseguiram remover uma grande árvore que atrapalhava os trabalhos.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura de São Bernardo, choveu mais do que em todo o mês janeiro do ano passado, por isso os piscinões da cidade não suportaram a chuva.
O nível da água baixou, mas ainda há riscos de desmoronamento. Várias vias estão cobertas de lama. A chuva que caiu no final da manhã de ontem em São Paulo e Grande ABC inundou até mesmo a prefeitura de São Bernardo do Campo.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou 26 pontos de alagamento em São Paulo em conseqüência das fortes chuvas que atingiram a cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, 61 pessoas foram resgatadas.
A chuva causou o maior engarrafamento do ano em São Paulo. Segundo a CET, o trânsito na capital paulista chegou a registrar 111 km de lentidão por volta das 19h. Em 2004, a média foi de 89 km no mesmo período. Durante à noite, a forte chuva deixou intransitável a avenida Rio Branco.
Chuva deixa 50 famílias desabrigadas em Santo André
Cinqüenta famílias ficaram desabrigadas em Santo André. O Corpo de Bombeiros trabalhou durante toda a noite na cidade, e alguns locais ainda apresentam riscos para a população.