18.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 15 de maio de 2025

Pesquisas apontam vantagens dos transgênicos

14/01/2005 10h01 – Atualizado em 14/01/2005 10h01

Terra

A grande adoção dos alimentos geneticamente modificados (GMs) nos últimos anos trouxe aumento da produtividade, do lucro ao agricultor, redução de uso de pesticidas e maior contribuição para preservação do meio ambiente. Esses dados foram registrados na recente pesquisa do Center for Food and Agricultural Policy, em Washington, organização sem fins lucrativos.

O estudo apurou que as plantações transgênicas nos Estados Unidos, comparadas com as convencionais, permitiram, no último ano, uma elevação de lucros da ordem de US$ 3,5 bilhões. Foram analisadas seis cultivos GM: milho, soja, algodão, canola, papaia e squash, espécie semelhante à abobrinha.

Milho na Espanha

Já na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, um estudo conduzido pelos pesquisadores M. Demont e E. Tollens, na Espanha – por ser o único país do bloco europeu que permite o cultivo e a comercialização do milho transgênico -, confirmou economia com a produção de milho GM. O país é o terceiro maior produtor de milho da União Européia, responsável por 11% da produção no continente.

Segundo o ISAAA – Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia, a Espanha ampliou sua área plantada com milho Bt em um terço, atingindo 32 mil hectares em 2003, enquanto que em 2002 a área cultivada com o milho GM foi de 25 mil hectares de área plantada.

Além de reduzir os danos das safras, o relatório aponta que o milho Bt gera lucro aos agricultores espanhóis, uma vez que gastam menos com defensivos agrícolas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.