23/04/2005 11h17 – Atualizado em 23/04/2005 11h17
Dourados News
Menos de 10 anos depois de privatizar a antiga Noroeste do Brasil, o governo federal vai voltar a fazer parte da administração da malha ferroviária que atravessa o Mato Grosso do Sul. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vai injetar R$ 1,1 bilhão e se tornar acionista da holding Brasil Ferrovias (concessionária da malha), como informa o Campo Grande News. A operação financeira já está formatada, só falta o sinal verde da presidência do banco, que deve assumir um lote de pelo menos 34% das ações da companhia. A Brasil Ferrovias administra as estradas de ferro da Novoeste (trecho em MS), Ferroban, e Ferronorte. O traçado das estradas de ferro administradas pela Brasil Ferrovias faz a ligação de cidades fronteiriças como Corumbá, Ponta Porã a Bauru (SP) e, de lá, ao porto de Santos, o maior da América Latina. Sob intensas críticas de ser a vilã no sucateamento da malha, a companhia acumula hoje uma dívida de R$ 1,6 bilhão (90% dívida com o próprio BNDES). A entrada do BNDES, entretanto, deve se dar por meio de dinheiro para recuperar a ferrovia e não de abatimento de dívida.