23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 7 de maio de 2025

Candidatos a PM agora podem ter tatuagem

06/05/2005 08h00 – Atualizado em 06/05/2005 08h00

O dia

Novidade no concurso da Polícia Militar: pela primeira vez, a corporação vai aceitar candidatos com tatuagens de até 10 centímetros nos braços, região do tórax e costas. Nas últimas seleções, quem tivesse qualquer marca no corpo era reprovado no exame de saúde, seguindo as regras do edital. “Desta vez, a grande mudança é que os candidatos com tatuagens poderão se inscrever, mas os desenhos não devem fazer apologia à violência ou à criminalidade nem atentar contra os bons costumes, a moral e a religião”, explica o subchefe do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP) da PM, major Roberto Cavalcanti Viana.
Segundo ele, a corporação resolveu alterar o edital porque muitos interessados deixaram de se inscrever nas seleções da PM por terem tatuagem. “O Comando da Polícia Militar ainda avalia a nossa proposta, mas está propenso a aceitá-la. Hoje, tatuagem é um modismo, e a Marinha e a Polícia do Estado da Paraíba, por exemplo, já permitem”, lembra o major Viana, que confirma a liberação do edital para o dia 23.
O período de inscrições para o novo concurso, com oferta de 4 mil vagas de soldado – 3.700 para homens e 300 para mulheres – já está marcado. Entre os dias 1º e 21 de junho, a PM vai inscrever candidatos em três postos do Rio (Maracanã, Campo Grande e Sulacap) e em alguns municípios do estado, já que também haverá provas fora da capital. “A previsão é que 20 cidades recebam inscrições. Por causa disso e da possibilidade de mulheres se inscreverem, esperamos mais de 60 mil candidatos, número registrado na última seleção com esse perfil”, prevê o subchefe do CRSP.
Para concorrer às 4 mil vagas, é preciso ter Nível Médio completo, de 21 a 30 anos de idade e carteira nacional de habilitação. No caso dos homens, a altura mínima exigida é de 1,68m. Já as mulheres devem ter, pelo menos, 1,60m. O salário oferecido é de R$ 780. Na primeira etapa, os candidatos farão prova de Português e Matemática, com 20 questões de cada disciplina, além de redação.

 
Os aprovados no exame objetivo da PM, que promete ser tão rigoroso como os demais, ainda têm maratona pela frente. A primeira batalha é contra a balança: nos testes antropométricos, que medem o Índice de Massa Corporal (IMC), será reprovado o candidato que ficar com índice maior ou igual a 30 ou menor que 18. Esse cálculo é obtido dividindo o peso do candidato pela sua altura ao quadrado. Ainda não foi divulgado o IMC ideal para as mulheres.
Depois, ainda haverá exame psicológico, que tem como objetivo aprovar aqueles com características de personalidade compatíveis com a profissão, e testes de saúde que, desta vez, vão permitir tatuagens. Os classificados ainda serão avaliados por exames físicos – corrida, provas na barra (homens) e de flexão (mulheres), salto em altura e em distância – e prova social e documental (pesquisa sobre a vida do candidato).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.