28/06/2005 13h52 – Atualizado em 28/06/2005 13h52
MS Noticias
A AmBev lança em 1 de julho a cerveja belga Stella Artois no mercado brasileiro, parte da estratégia de internacionalização de três marcas do grupo InBev , formado em março de 2004 pela aliança entre a companhia brasileira e a belga Interbrew. Depois do lançamento global da marca Brahma, agora é a vez de o mercado brasileiro receber o chope da Stella Artois. No segundo semestre, chegará a versão “long neck”. A terceira marca na lista dos lançamento globais é a Beck’s. O diretor de marketing da AmBev para a América Latina, Carlos Lisboa, disse a jornalistas nesta terça-feira que as vendas da Brahma no mercado externo têm superado as expectativas, mas não deu números. Ele afirmou que este é o momento apropriado, de acordo com pesquisas com consumidores, para aumentar a participação do seguimento premium nas vendas de cerveja no país. “A Stella consumida no Brasil é a mesma Stella consumida em outras regiões do mundo”, disse ele. A cerveja será produzida em Jaguariúna (SP) com levedura importada da Bélgica e lúpulo vindo da República Tcheca. O preço do chope, que será inicialmente oferecido em 15 bares e restaurates da cidade de São Paulo, deve ficar cerca de 10 por cento acima do valor de produtos similares. A AmBev sugere o preço de seis reais para o produto. Lisboa não quis informar a meta de vendas da nova cerveja, dizendo apenas que, atualmente, as cervejas premium respondem por 5 por cento do volume de produção e por 7,5 por cento do faturamento da AmBev. Em comunicado divulgado na Bélgica, a InBev afirmou que o lançamento faz parte dos planos da empresa para obter sinergias comerciais de 140 milhões de euros por ano até 2007. Enquanto no Brasil o mercado de cervejas premium responde por 5,6 por cento do total consumido, nos Estados Unidos, por exemplo, chega representar 22 por cento das vendas.