11/08/2005 10h18 – Atualizado em 11/08/2005 10h18
da redação
O professor Iveraldo dos Santos Dutra, doutor na área de Saúde Animal, ministrou uma palestra sobre Sanidade Animal na noite desta última terça-feira. A palestra, destinada aos produtores rurais de Três Lagoas, foi realizada na sede do Sindicato Rural da cidade.
Entre os temas da palestra estava: Programa Sanitário para Bovinos. Segundo Dutra, “São medidas para a saúde dos bovinos desde a vacinação, quais são e quando vacinar; questões ambientais até as principais doenças que atingem o gado, como tratar e principalmente como evitá-las”.
O professor de Enfermidades Infecciosas dos Animais da Unesp (Universidade Estadual Paulista), informou que ainda há uma carência muito grande sobre a saúde animal. “Nós encontramos apenas informações de algumas empresas de medicamentos para bovinos, que falam da doença para oferecer um determinado produto, mas tirando isso, os produtores rurais dificilmente têm acesso a essas informações”.
No Programa de Sanidade Animal, Dutra explica cuidados necessários com os bovinos deste o nascimento até o abate.
DOENÇAS
A doença que mais atinge os bovinos no Brasil é o Botulismo, tipo de intoxicação contraída ao ingerir carcaças de animais. De acordo com Dutra, por ano uma média de 400 a 500 mil bovinos morre pela doença. Em segundo lugar está a raiva e em terceiro a intoxicação por plantas.
“Os produtores devem se antecipar a essas doenças, criando um programa preventivo, mas infelizmente, a maioria ainda prefere remediar as doenças a evitá-las”.
BENEFÍCIOS
Conforme Dutra, o programa de sanidade visa à melhora da qualidade do animal. “Com a implantação do programa, os produtores, além de diminuírem gastos com medicamentos, ainda conquistam uma melhora considerável no resultado final do bovino, tanto no gado de corte como de leite”.
Esta foi a segunda vez em que Dutra, que já foi consultor Nacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrônomas (Embrapa), ministra palestras em Três Lagoas pelo Sindicato Rural.



