26/09/2005 15h17 – Atualizado em 26/09/2005 15h17
Terra
As mulheres canhotas correm um risco maior de ter câncer de mama do que as destras. A informação é de um estudo científico divulgado hoje pela revista médica British Medical Journal. Um grupo de especialistas holandeses da Universidade Médica de Utrecht estudou a relação entre esse tipo de câncer e a capacidade de usar com mais habilidade uma mão ou outra.
Os cientistas traçaram, em primeiro lugar, um perfil das 12 mil mulheres de média idade e com boa saúde que participaram do experimento, incluindo seu histórico médico e familiar. Seu acompanhamento permitiu determinar que as pacientes canhotas tinham duas vezes mais chances de desenvolver câncer de mama antes da menopausa, informou o site do British Medical Journal.
Entre as razões que justificariam essa relação, os especialistas acreditam que as canhotas poderiam concentrar um nível de hormônios sexuais maior no útero, algo que influenciaria no fato de operarem melhor com a mão esquerda e, ao mesmo tempo, de terem mudanças no tecido mamário.
À luz do estudo, a instituição britânica Breakthrough Breast Cancer pediu calma ao assegurar que as “canhotas não deveriam se preocupar muito com essas descobertas”. Apesar de os dados serem “intrigantes”, “não aportam provas suficientes” para vincular essa condição ao câncer de mama, segundo a diretora da organização, Emma Taggart.
“O que recomendamos às mulheres é que mantenham um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, menos álcool e exercício físico regular, para reduzir o risco” de contrair essa doença, segundo Taggart.