12.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de julho de 2025

Programa combate trabalho infantil indígena em Dourados

04/10/2005 07h52 – Atualizado em 04/10/2005 07h52

Dourados News

Dourados foi a primeira cidade do país a levar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) para a Reserva Indígena e hoje já atende 200 crianças da aldeia Bororó com aulas de artesanato, música, teatro, educação artística, educação física e reforço escolar.

O programa é desenvolvido entre a Prefeitura de Dourados e o Governo Federal que através de campanhas e atividades de rotina faz abordagem na rua e também em diversos pontos da cidade, como a feira da rua Cuiabá, para conversar e fazer uma análise da situação de risco social das famílias que colocam as crianças em tarefas indignas.

Com esse acompanhamento, o programa tem conseguido diminuir significativamente a quantidade de crianças indígenas que vem para a cidade para pedir esmolas, inserido-as em atividades educativas que acontecem no período do dia em que elas não estão na escola. Para receber os benefícios do Programa as crianças têm que ter 75% de presença a cada mês tanto nas atividades do programa quanto na escola o que incentiva a ocupação do tempo das crianças com atividades educativas.

Edgar Maciel de 10 anos é estudante da 2ª série na Escola Municipal Araporã e conta que a atividade que ele mais gosta é de “ jogar futebol”. Além de desenvolver ações que ensinam as crianças a trabalhar em equipe, como o esporte, a cultura indígena também é a valorizada tanto na fabricação de acessórios com sementes e penas de aves nativas coletadas na aldeia quanto nas aulas de música, onde eles aprendem várias canções em guarani.

A professora Rosaniz Martins Pontes dá aula de Educação Artística desde o começo das atividades do Peti na aldeia Bororó e fala com orgulho da importância do programa, “o Peti tira as crianças das ruas, aquelas que estavam desocupadas agora vêm pra cá a semana toda e aprendem muitas coisas como a atividade de hoje, quando elas estão aprendendo a fazer jogos pedagógicos com sucata”.

A Prefeitura e o Governo Federal também atuam com o Peti na área urbana de Dourados e nos distritos, o que somado ao atendimento na aldeia Bororó, totaliza 1.009 crianças que são prova do sucesso do combate ao trabalho infantil em Dourados.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.