28/11/2005 13h58 – Atualizado em 28/11/2005 13h58
Rio Preto News
A Anvisa determinou a apreensão, em todo do país, do palmito de açaí em conserva das marcas Aroá, Aruba e Indaiá, distribuído pela empresa Delta Agro Industrial Ltda., de Ribeirão Preto (SP).
Além de estar sendo vendido sem ter registro na Anvisa, o produto era rotulado na distribuidora (a legislação determina que a rotulagem deve ser feita no local de fabricação).
Também foi interditado o lote 0405, com validade de 26/01/2006, do amendoim cru da marca Cortesia, fabricado pela empresa Comercial Hortência Ltda., de Contagem (MG).
Segundo laudo expedido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal, o produto apresentou teores de aflatoxinas superiores ao estabelecido pela legislação sanitária.
A interdição pode durar até 90 dias, tempo necessário para a conclusão de exigências processuais. Nesse período, o lote interditado não pode ser comercializado nem consumido.
A aflatoxina, produzida por fungos, desenvolve-se em condições adversas de armazenamento e sua ocorrência é mais comum no amendoim, alimento favorável à proliferação do fungo.