08/12/2005 09h10 – Atualizado em 08/12/2005 09h10
Agências /Invertia
Além de lançar algumas novas embalagens e apelar até para a adição de café na fórmula do seu mais famoso refrigerante (na versão Blak, que será lançada na França), a Coca-Cola anunciou uma mudança de slogan. Conforme anunciado esta semana pela diretora de marketing da empresa, Mary Minnick, pelo menos nos países anglófonos o novo slogan deve ser “Welcome to the Coke side of life”. Em português, a tradução literal é “Bem-vindo ao lado Coca da vida”. Não está claro se o novo slogan terá uso mundial e se será traduzido, literal ou aproximadamente, para outros idiomas que não o inglês. A idéia geral da empresa é “rejuvenescer” a Coca-Cola e apelar a um novo tipo de consumidor, mais preocupado com a saúde, para o qual os refrigerantes são um dos maiores vilões da má forma física. Na apresentação feita pela empresa nos Estados Unidos, discutiu-se o lançamento de novas latas, menores, de 200 ml, decoradas com motivos coloridos, e também uma campanha publicitária que deve estrear nos EUA durante a olimpíada de inverno de 2006, tendo o bem-estar como tema. A Coca-Cola luta contra uma estagnação nas vendas nos países mais desenvolvidos, onde parte dos consumidores parece estar cada dia mais preocupada com os efeitos do que come e bebe para a saúde. O mesmo problema vem sendo enfrentado por redes de fast food, como McDonald’s e Burger King, que vêm fazendo concessões no que se refere ao “consumo consciente” – como, por exemplo, estampar as propriedades nutricionais de seus sanduíches nas embalagens.