08/12/2005 10h30 – Atualizado em 08/12/2005 10h30
Terra
As mulheres lêem as informações de jornais digitais com mais detalhe e ordem do que os homens. Elas o fazem de cima a baixo e lendo os títulos e subtítulos de forma completa, enquanto os homens lêem na Internet em “zigue-zague”. Esta é uma das conclusões de um estudo que analisou os padrões de leitura praticados por homens e mulheres internautas ao ler os jornais El Mundo, ABC, El Periódico, La Vanguardia, La Razón e La Verdade, na Espanha. O estudo, realizado pela empresa Alt64 em colaboração com a Associação para Pesquisa de Meios de Comunicação, é o primeiro feito na Espanha com a utilização da tecnologia “eye tracking” entre os sites de meios de comunicação online de grande audiência. Os resultados obtidos demonstram que 61% dos usuários analisados olham a publicidade nos sites e, destes, 52,9% retêm a marca do anúncio. O estudo mostra também que numa página que contenha pouca publicidade, mas realizada em certos formatos específicos, como o “banner” superior, se consegue captar o olhar do usuário e perceber que ele olha o anúncio. Tanto homens como mulheres vasculham a página em busca de palavras ou de frases-chaves e, em função delas, decidem se lêem ou não os artigos. As informações são do IBLNews.