22.8 C
Três Lagoas
sábado, 13 de dezembro de 2025

Morre Dom Carlos Schmitt ex-bispo de Dourados

17/01/2006 17h21 – Atualizado em 17/01/2006 17h21

Diário ms online

Morreu ontem, em Blumenau (SC), Dom Carlos Schmitt, bispo emérito de Dourados. Dom Carlos foi o segundo bispo da Diocese de Dourados. Natural de Gaspar (SC), era pároco de Xaxim, no mesmo Estado, quando foi eleito bispo de Dourados, em 1960, com 41 anos de idade.

Dirigiu a Diocese durante dez anos, de 1960 a 1970, quando, “por motivos particulares e circunstanciais”, como ele mesmo escreveu, achou melhor renunciar ao cargo, sendo substituído por Dom Teodardo Leitz.

No momento da renúncia, acabava de completar 51 anos. Passou três anos em Lages (SC), junto ao tio, Dom Daniel Hostin, bispo daquela cidade.

Após a morte do tio, retirou-se para Blumenau, onde, durante 30 anos, exerceu a tarefa de capelão do hospital Santa Izabel.

Os funerais foram realizados nesta terça-feira, em Gaspar, sua terra natal, presididos por Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo de Blumenau. O corpo de Dom Carlos foi sepultado naquela cidade, a pedido de seus familiares. A Diocese de Dourados esteve representada por Dom Alberto Först e por vários sacerdotes que, coincidentemente, se encontravam em Santa Catarina, de férias.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.