20/01/2006 17h23 – Atualizado em 20/01/2006 17h23
RMT online
Uma linha de crédito especial para professores do ensino fundamental e médio é oferecida por instituições bancárias oficiais, como a Caixa Econômica Federal. Criado para facilitar a compra de computadores, impressoras e scanners, o programa existe há cinco anos e já beneficiou mais de 46 mil pessoas.
Segundo Jorge Pedro de Lima Filho, superintendente nacional de empréstimo à pessoa jurídica e empreendedores da Caixa, a procura anual é de cinco mil pedidos, aproximadamente. Para este ano, espera-se que o número de financiamentos dobre com o estímulo do programa Computador para Todos.
O programa é uma iniciativa do governo federal destinada a financiar computadores para a população de baixa renda. “Este ano, dez mil professores devem nos procurar, mas temos recursos suficientes para atender à demanda. Há R$ 50 milhões disponíveis para o financiamento“, afirmou Lima Filho.
Vantagem
Para usar a linha de crédito, os professores devem estar em exercício e receber salários de até R$ 2 mil. Para participar do programa, os interessados devem procurar as agências bancárias, que mostrarão como adquirir os equipamentos de informática. Todos devem ser nacionais, com o selo ISO 9000.
Os professores também podem optar pelo modelo do programa Computador para Todos. Nesse caso, há a vantagem da isenção de tributos (computador) e da taxa de juros (3% ao ano, mais a taxa de juros de longo prazo). O prazo para o pagamento do financiamento é de 18 meses.