21/01/2006 08h04 – Atualizado em 21/01/2006 08h04
BBC Brasil
O general brasileiro José Elito Carvalho Siqueira desembarcou nesta sexta-feira no Haiti para assumir o comando da força militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah, na sigla em francês).
Siqueira deverá assumir o posto em uma cerimônia nas instalações do batalhão brasileiro nesta segunda-feira, segundo informações do próprio batalhão brasileiro.
O general foi convidado pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para substituir outro militar brasileiro, o general Urano Bacellar, morto no último dia 7. Investigações conduzidas pelo Instituto Médico Legal (IML) e pela ONU indicaram que Bacellar se suicidou.
Depois da morte de Bacellar, o comando das tropas foi interinamente para o chileno Eduardo Aldunate, mas o Brasil manifestou intenção de manter a liderança do contingente militar, posição que ocupou desde o início da missão da ONU, em junho de 2004.
Antes de Bacellar, que havia assumido o comando das tropas em agosto do ano passado, a força multinacional de 7,5 mil soldados era liderada pelo também brasileiro Augusto Heleno Ribeiro.
O General-de-Divisão José Elito Carvalho Siqueira, um sergipano de 59 anos, está nas Forças Armadas desde 1966.
Até ser indicado para o posto no Haiti, Siqueira era comandante da 6a Região Militar, em Salvador, posição que ocupava desde 2004. Antes disso, ele foi Diretor de Recursos Humanos do Exército (2002-2004), Comandante da Aviação do Exército (2000-2002) e da 16a Brigada de Infantaria de Selva (1999-2000).
Nesta sexta-feira, o subsecretário-geral da ONU para operações de paz, Jean-Marie Guéhenno, disse esperar que o mandato atual da Minustah seja estendido para além do prazo previsto, 15 de fevereiro.
Guéhenno disse ainda que o Brasil “está dando uma enorme contribuição para a missão” e que espera que o país continue fazendo parte dos esforços internacionais de “vários anos” que serão necessários no Haiti.




