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sábado, 24 de maio de 2025

Sono e direção: não corra esse risco

30/01/2006 22h10 – Atualizado em 30/01/2006 22h10

WebMotors

Sonolência ao dirigir é um dos mais graves problemas de segurança de trânsito nas estradas. Essa, aliás, tornou-se uma preocupação em nível mundial e tem tomado muito da atenção de entidades que estudam as causas dos acidentes. A própria indústria automobilística tem feito um esforço para, se não resolver, pelo menos atenuar bastante esses episódios de alto risco ao volante. Sistemas de controle eficazes já estão sendo aplicados por algumas marcas, como Citroën e Honda. A primeira utiliza uma câmara no carro a fim de monitorar as faixas demarcatórias das pistas e do acostamento. Se o veículo invade outra faixa ou acostamento, sem acionamento dos sinalizadores de direção, uma pequena vibração no assento alerta o motorista. A segunda foi além. A câmara monitora os olhos do condutor e, se constata uma anomalia, a vibração ocorre no volante de direção.Tais dispositivos de segurança ainda são caros para que seu uso seja difundido por todos os modelos. Por isso, algumas regras e cuidados precisam ser observados, em especial quando a temporada de férias se aproxima e planejam-se viagens rodoviárias. No Brasil as estatísticas são precárias, mas na Inglaterra cerca de 20% dos acidentes em auto-estradas ocorrem por motoristas que adormecem ou estão muito sonolentos. Considerando todos os tipos de estrada, a proporção cai para 10%. Isso permite uma interpretação simples: boas estradas com grandes retas e curvas bem abertas tendem a dar sono. Os períodos críticos são de meia-noite às seis da manhã e entre duas e quatro horas da tarde.Adormecer ao volante aumenta em 50% a possibilidade de morte ou de ferimentos graves porque se estreita drasticamente o tempo de reação antes do choque. Motoristas profissionais, segundo as pesquisas inglesas, envolvem-se em quase 40% dos acidentes relacionados a este problema. Álcool e drogas (inclusive certos medicamentos) também aumentam o cansaço sem que se perceba. Adrian Walsh, diretor da RoadSafe, entidade britânica que reúne especialistas, fabricantes, governo e associações, ressalta: “Dirigir à noite exige cuidados extras no planejamento da viagem e a certeza de que não se está cansado demais.”Um estudo premiado da Universidade de Loughborough constatou que homens com menos de 30 anos apresentam maior tendência de sentir sono porque usam mais as estradas à noite e estão dispostos a seguir em frente mesmo quando cansados. Verificou-se também que motoristas sonolentos costumam “lutar” conta o sono e tentam se manter alertas descendo o vidro da porta para tomar ar fresco e aumentando o volume do rádio. Quase nada se resolve com essas providências, salvo se servirem apenas para ganhar um tempo adicional até achar um local seguro para um descanso.
As recomendações são simples e deveriam estar na mente de todos:- Planeje sua viagem para incluir uma parada de 15 minutos a cada duas horas. Aproveite para abastecer, por exemplo. Tome bastante líquido para sentir necessidade de ir ao banheiro (o que o forçará a parar).- Beba duas xícaras de café ou outra bebida com alto teor de cafeína e dê um tempo para que faça efeito, antes de voltar a dirigir. Isso ajuda a combater o cansaço e a sonolência;- Tenha uma boa noite de sono, antes de iniciar uma longa viagem;- Lembre-se dos riscos se você tiver que acordar muito mais cedo do que de costume para iniciar uma viagem. Da mesma forma, cuidado se pegar a estrada depois de um longo e duro dia de trabalho;- O ideal é viajar com alguém que possa se revezar ao volante e o ajude a se manter alerta;- Ao parar, se sentir sonolência, encontre um local seguro, evitando o acostamento da estrada;- E não esqueça dos horários de maior risco: meia-noite às 6h e 14h às 16h. O relógio biológico torna-se implacável em quase todos os seres humanos.
Observe essas dicas e boa viagem.

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