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Três Lagoas
domingo, 25 de maio de 2025

ENEM 2005: Três Lagoas fica acima da média nacional

09/02/2006 14h58 – Atualizado em 09/02/2006 14h58

Olair Nogueira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) está disponibilizando levantamento inédito das médias obtidas pelos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005, por escola e por município. Pela primeira vez em oito edições do exame, o País terá à disposição um sistema de consulta online que permitirá conferir a média de resultados dos participantes matriculados em cada um dos estabelecimentos de ensino médio com participação no Enem. Ao todo, 21.990 escolas compõem o cadastro, 15.974 públicas e 6.016 privadas. A consulta também poderá ser efetuada por unidade da Federação, por localização da escola (rural ou urbana), por dependência administrativa (particular, federal, estadual ou municipal) e por modalidade de ensino (ensino regular, educação profissionalizante e educação de jovens e adultos). Os dados estarão disponíveis na página eletrônica do Inep.CONFIRA OS NÚMEROS DE TRÊS LAGOASEm Três Lagoas, o Enem 2005 foi realizado por 463 alunos das escolas do estado e particulares. Ao todo, 1692 alunos estavam aptos para realizarem as provas. Das escolas particulares: Advanced, Funlec, Nave Objetivo e Escola do Sesi, a maior média na prova objetiva foi dada para a Funlec: 55,56. A Escola do Sesi ficou com a pior média, com 49,52.Das escolas do estado, a maior média foi dada a Escola Estadual Fernando Correa, com 39,78. A pior média ficou para a Escola Estadual João Ponce, com 29,88. Confira os outros números de Três Lagoas: Média Prova Objetiva somando-se todas as escolas particulares e estadual: 39,067; Média total (redação e prova objetiva): 49,639; Média Prova Objetiva com Correção de Participação: 38,431 e Média Total (redação e prova objetiva com correção de participação: 47,845. As médias de Três Lagoas, ficam acima da média a nível Brasil.ENEMDesde a implantação do Enem, em 1998, a procura pelo exame aumentou mais de 1.000%, ultrapassando a marca de 3 milhões de inscritos. Dos cerca de 2,2 milhões que fizeram a prova em 2005, no menor índice de abstenção dos últimos cinco anos, 1,2 milhão concluiu o ensino médio no ano passado e 67% declararam que o principal motivo para realizar a prova era a entrada no ensino superior. O Programa Universidade para Todos (ProUni), que usa os resultados do Enem como critério de seleção para a distribuição de bolsas, e o uso do Enem nos processos seletivos de quase 500 instituições de ensino superior brasileiras, fizeram com que a procura dobrasse entre 2004 e 2005.O Inep produziu uma nota técnica destacando que a divulgação dessas médias por escola é importante para auxiliar professores, diretores e demais dirigentes educacionais na identificação de deficiências e boas práticas. Caso o desempenho médio dos estudantes de determinada escola se mostre significativamente distinto do de outras com alunos de mesmo perfil, isso pode favorecer a troca para o aprimoramento do sistema.A nota também destaca que as informações podem funcionar como elemento de mobilização em favor da qualidade de ensino, e que o conhecimento desses dados é um direito da sociedade. Ressalta-se, ainda, que as médias do Enem por escola, assim como todo resultado de avaliação realizada em um único momento, não são indicadores apenas da qualidade da escola, ou seja, o que se tem é uma média do desempenho dos alunos cujo conhecimento adquirido depende da qualidade da escola em que estuda e também de seu histórico escolar, familiar e da comunidade que freqüenta.

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