25.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Defesa Civil alerta para chuva forte em MS e mais 10 Estados

20/02/2006 14h29 – Atualizado em 20/02/2006 14h29

Diário MS

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, enviou hoje alerta de chuva forte para as defesas civis de dez Estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal.
Entre hoje e quarta-feira, a permanência de áreas de instabilidade sobre a região Centro-Oeste continua formando nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em boa parte do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. Alerta-se que em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de até a 60 km/hora no leste e sul do Mato Grosso, no leste e norte do Mato Grosso do Sul, no Goiás e no Distrito Federal.

Na região Nordeste, de hoje a quarta-feira, chove forte na maior parte do Estado do Maranhão. Em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade no oeste e sul maranhense. Na região Norte, o tempo continua instável em boa parte do Amapá devido à presença de áreas de instabilidade sobre parte da Região Norte, provocando chuva forte no leste e sul do Amapá e no nordeste e leste do Pará. No Tocantins, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de até 60 km/hora.

A permanência de áreas de instabilidade sobre parte do Sudeste continua formando nuvens carregadas e profundas que favorecem a ocorrência de pancadas de chuva em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Persiste o alerta de que em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de até 60 km/hora no sul e oeste fluminense, no norte, no nordeste, no leste do Estado de São Paulo e na Grande São Paulo, no Triângulo Mineiro, sul e oeste, e no sul e oeste fluminense.

A intensa precipitação pluvial poderá aumentar o risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras e faz a Sedec recomendar que a população evite a permanência em baixadas, zonas ribeirinhas, morros e encostas. As defesas civis estaduais podem orientar o cidadão sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.

A Sedec pretende com a divulgação de alertas evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) subsidiaram os avisos de chuva forte em São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais e Goiás. As previsões para o Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Amapá e Maranhão foram baseadas em dados do Inmet.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.