22 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Tebet pede urgência na definição das regras para as eleições

22/02/2006 14h38 – Atualizado em 22/02/2006 14h38

Midiamax News

O senador Ramez Tebet (PMDB) pediu urgência na definição das regras para as eleições de 2006. Em discurso nesta quarta-feira (22), Tebet reconheceu não haver tempo para a aprovação de uma reforma política ampla como o país precisa, mas afirmou que é possível a adoção de outras medidas, começando pela promulgação da emenda constitucional que acaba com a prática da verticalização.

“Às vezes é preciso ousar: conclamo o presidente Renan Calheiros a promulgar, de imediato, a emenda que derruba a verticalização .. Se o Poder Judiciário considerá-la inconstitucional, paciência, mas a verdade é que a proposta teve apoio de grande maioria no Congresso e esse fato não pode ser menosprezado” argumentou.

Tebet afirmou que será muito ruim para deputados e senadores a volta às suas bases para os feriados de Carnaval sem a definição das regras eleitorais. No plano regional, destacou o senador, é crucial saber se as coligações partidárias estão realmente livres, se a confecção de camisetas e bonés será permitida e a que parâmetros deverão obedecer os comícios eleitorais. “Não podemos chegar lá de mãos vazias”, ponderou.

Para Tebet, ainda, será preciso bastante coragem, mas é indispensável acabar com a reeleição, pois o instituto tem-se revelado ruim nos planos federal, estadual e municipal. Em aparte, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) concordou com a proposta de acabar com a reeleição e com a necessidade de reforma política para diminuir, drasticamente, o número de partidos políticos. “O mensalão surgiu porque havia partidos políticos demais, e a banalização da corrupção aconteceu por causa da reeleição” afirmou.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.