08/03/2006 09h37 – Atualizado em 08/03/2006 09h37
Daniela Galli
Hoje pela manhã no auditório do Sebrae acontece a “1ª Oficina de Planejamento de Roteiros Turísticos”, realizada pela prefeitura e Costa Leste MS. Além de reunir empresários de diversos seguimentos que se beneficiam com o turismo, a oficina conta com a presença de um técnico da Fundação de Turismo do MS, Diego Campos.
O objetivo principal deste encontro é responder questões sobre como lidar com o turismo e validar o que os municípios da região já planejaram neste sentido, segundo o presidente da Costa Leste MS, Idevaldo Garcia.
UNIÃO DOS MUNICÍPIOS
A Costa Leste MS é composta atualmente por seis municípios: Três Lagoas, Bataguassu, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Aparecida do Taboado. Garcia acredita que será possível criar diversas programações turísticas para unir estas cidades. “Pesca, Praias e Balneários, Negócios e Eventos, Tecnologia e Cultura são os possíveis temas dos roteiros”, revela.
ROTEIROS DO BRASIL
O presidente explica que a Costa leste MS foi convidada pelo Ministério do Turismo para participar do “Salão de Turismo Roteiros do Brasil” em três de junho deste ano, mas ainda é preciso cautela. “Esta atitude prova que o Ministério acredita no potencial da Costa Leste, mas só vamos participar se os roteiros estiverem prontos até lá”, comenta. Garcia explicou que o turismo tem maior possibilidade de melhorar a economia dos municípios do que o setor industrial. “O capital gerado pelas indústrias é distribuído fora daqui, como o turismo acontece o contrário; o capital é investido dentro da cidade”, diz.
À tarde os representantes dos seis municípios da Costa Leste MS vão se encontrar para debater os pontos turísticos de cada cidade que farão parte dos roteiros.