29.3 C
Três Lagoas
domingo, 14 de dezembro de 2025

CCZ realiza vacinação anti-rábica

15/03/2006 15h04 – Atualizado em 15/03/2006 15h04

Assessoria

O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) prossegue neste sábado (18) com a vacinação anti-rábica que tem por finalidade manter a cidade livre da doença, além de atender orientação da Secretaria Estadual de Saúde, em função de um foco de raiva verificado na cidade de Corumbá. Desta vez, a vacina será levada à Escola São João e Praça de Santa Luzia.

Realizada sempre aos sábados, das 7h30 às 17 horas, a cobertura vacinal vai atingir os bairros onde existe uma maior quantidade de animais, conforme dados da última campanha nacional. A vacinação teve início em 11 de fevereiro e vai até o dia 28 deste mês.

De acordo com Luiz Antônio Empke, coordenador do CCZ, a equipe de vacinação, composta de seis pessoas, tem imunizado uma média de 500 cães e gatos a cada etapa. Este mês, por exemplo, segundo ele, quase mil animais já foram vacinados, número que deverá ultrapassar a casa dos mil até o final do mês.

Ao destacar a qualidade do trabalho que vem sendo realizado, Empke prevê que não vai haver necessidade de Três Lagoas participar da próxima campanha nacional de vacinação, a ser realizada no mês de setembro. “Estamos trabalhando para zerar a vacinação até o mês de julho”, disse o coordenador.

Cidade limpa

Um outro fator que deverá contribuir para o sucesso desta campanha é o fato de que o CCZ estará envolvido na Operação Cidade Limpa, que se inicia no próximo dia 20 pela prefeitura de Três Lagoas. De acordo com Empke, a partir do inquérito canino que será realizado em todos os bairros por onde passar a operação, será possível levantar os dados estatísticos relacionados à população de cães e gatos do município. “Hoje, não temos como informar a quantidade de cães e gatos existentes no município como, por exemplo, a quantidade de animais”, explica. A partir destes dados, segundo o coordenador, será muito mais fácil concluir os trabalhos.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.