16/03/2006 16h02 – Atualizado em 16/03/2006 16h02
Assessoria de Comunicação
Na última quarta-feira (15), a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria de Educação e Cultura, que contou com o apoio do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação), realizaram uma cerimônia de encerramento a Semana da Mulher. Desde o dia 8 até o dia 15 de março foram realizadas várias palestras em várias escolas da rede estadual e municipal de ensino em comemoração ao dia internacional da mulher.
Durante a cerimônia, que contou com a apresentação da Banda Mestre Ambrósio e das crianças do ensino fundamental, foram homenageadas mulheres de vários segmentos da sociedade, exemplos de dedicação à família e à sua profissão, que merecem o reconhecimento de toda a comunidade de Bataguassu. As homenageadas, que representam todas as mulheres de Bataguassu, foram Aparecida Santos Alvarenga, Maria José Freire, Ilva da Silva Santos, Vilma do Lelé, Simoni Barros Mascarenhas, Aparecida Guariento Guirado, Cleusa Maria de Souza Oliveira, Aparecida L. M. Bittencourt, Nilza Miranda Souza de Araújo, Marialva Figueiredo de Oliveira, Marilia Arcângelo Alonso, Flávia Kênia Carvalho Miranda, Lair Alves Lima de Moraes, Kelen da Silva Oliveira Cabanilha, Clarice da Silva Matos, Lucília Melucci, Fátima Soares de Melo Nascimento, Denise Aparecida Teixeira, Maria do Carmo Hidalgo dos Santos, a vereadora Maria Elisa dos Reis Kotai, a 1ª Dama Maria de Lourdes Guariento Lemes, a vive-prefeita Zélia Bonfim das Virgens e a palestrante da noite, Professora Fátima Aparecida da Silva.
Participaram do evento, compondo a mesa de autoridades, o Prefeito João Carlos Lemes, a Vice-Prefeita e Secretária de Educação, Zélia Bonfim das Virgens, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlinhos, a Vereadora Preta Kotai, o Delegado de Polícia Civil, Dr. Pedro Arlei Caravina, o Comandante da Polícia Militar, Ten Gildo de Souza.
A cerimônia foi abrilhantada pela presença da professora Fátima Aparecida da Silva, Secretária de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação que palestrou sobre ‘A mulher no contexto atual’.
A Secretária de Educação Zélia Bonfim pediu maior participação das mulheres na política. Ela disse que as mulheres somente terão todos os seus direitos garantidos quando tiverem mais representantes nos parlamentos. “Em todo o mundo as mulheres são poucos representadas. No Brasil, por exemplo, temos apenas duas governadoras, e em Bataguassu apenas uma vereadora”, disse Zélia, que também citou um exemplo de fator positivo, quando nas últimas eleições a maioria dos candidatos a prefeito escolheu mulheres para serem suas vices. Zélia parabenizou o Prefeito João Carlos pela valorização profissional das mulheres, abrindo espaço na Prefeitura para que elas ocupem cargos importantes, e concluiu: “Somos companheiras, somos guerreiras, merecemos nosso espaço, pois provamos diariamente nossa capacidade em todas as áreas”.
O vereador Carlinhos também usou a palavra para parabenizar todas as mulheres de Bataguassu, ressaltando a sua garra e a sua determinação.
Para o Prefeito João Carlos as mulheres têm conquistado seu espaço não pela força, mas pela sutileza e perseverança. “Nos bancos escolares as mulheres estão marcando mais presença e tendo maior destaque”, disse o prefeito.
Um anúncio importante foi dado pelo Dr. Pedro Arlei Caravina, que criou no dia 14 de março, um núcleo de atendimento à mulher. Segundo ele 11% dos Boletins de Ocorrências de 2005 foram de crimes praticados contra a mulher. Neste ano os números já chegaram a 17%. “As mulheres precisam perder o medo de denunciar, para isso criamos este núcleo onde as vítimas serão atendidas por agentes femininas”, explicou Caravina.
O evento teve muito êxito durante toda a semana envolvendo toda a comunidade, as escolas, educadores, elucidando sobre a necessidade de valorização e de igualdade entre homens e mulheres.





