21.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Caseiro continua impedido de depor à CPI dos Bingos

21/03/2006 08h58 – Atualizado em 21/03/2006 08h58

MS Noticias

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, decidiu manter, no início da noite desta segunda-feira (20), a suspensão do depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa, o Nildo, à Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos. No início do dia, a Advocacia Geral do Senado Federal havia enviado ao STF um pedido de suspensão para tornar sem efeito a liminar que impediu a continuidade do depoimento do caseiro na semana passada.

O recurso ao STF, elaborado pela Advocacia-Geral do Senado, havia sido solicitado pelo presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), com o apoio do presidente da Casa, Renan Calheiros. A liminar que suspendeu o depoimento de Nildo à CPI dos Bingos tinha sido concedida pelo ministro do STF, Cezar Peluso, em resposta a mandado de segurança impetrado pelo senador Tião Viana (PT-AC). Viana argumentou, na ocasião, que a CPI estaria investigando episódios sem correlação com o fato determinado que justificou a sua criação, referindo-se às denúncias que vinculam o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, com a chamada “República de Ribeirão Preto”.

No recurso, a CPI dos Bingos sustentou que a decisão do ministro Peluso não foi devidamente fundamentada e, ainda, que causava impedimento do exercício de atividade parlamentar e afetava a integridade dos trabalhos.

O advogado-geral adjunto do Senado, Shalom Granado, disse à Agência Senado, no início da noite desta segunda (20) que alternativas serão analisadas pela Casa para resolver o impasse jurídico. Entretanto, Shalom considera improvável que novas iniciativas de recursos tenham sucesso, em virtude de o Supremo normalmente não acatar recurso contra decisão concessiva de mandado de segurança.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.