21/03/2006 10h25 – Atualizado em 21/03/2006 10h25
Midiamax News
Os sem-terra de Itaquiraí e região enviaram uma pauta de reivindicações ao MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), ao Incra nacional (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e ao deputado federal João Grandão (PT/MS) para ser apresentada em Brasília. Desde às 5h30 de ontem, os trabalhadores rurais bloquearam o entroncamento das BR´s 163 e 487, entre Itaquiraí e Naviraí, e hoje, no km 42 da BR-163, em Eldorado.
Na pauta entregue hoje ao MDA, os sem-terra exigem “resposta concreta do Minstério (…) assentamento das famílias pelo processo de reforma agrária para o ano de 2006” e uma resposta sobre a aquisição da Fazenda Santo Antônio, em Itaquiraí (e os três desmembramentos – Caburey I, II e III), em que pedem as datas previstas para finalização do processo. Ontem, a assessoria do Incra informou que as negociações foram interrompidas, já que a propriedade fica na faixa de fronteira, sob contestação judicial.
Os sem-terra afirmam ainda que o “não atendimento de nossos anseios implicará na não liberação do tráfego nas rodovias do Mato Grosso do Sul por tempo indeterminado”. O representante do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaquiraí, Isaac da Silva, disse que o documento deverá ser discutido em reunião entre as partes, ainda hoje, em Brasília.





