23/03/2006 09h07 – Atualizado em 23/03/2006 09h07
Dourados News
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados (Sinjorgran) conseguiu, na manhã de ontem, durante audiência de mediação do Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região – Ofício de Dourados, firmar o seu primeiro Acordo Coletivo de Trabalho com o Jornal O Progresso, de Dourados, o mais antigo diário de Mato Grosso do Sul.
Foram três audiências até se chegar ao acordo. O Procurador Público do Trabalho, Eliaquim Queiroz, no termo da audiência, parabenizou as partes pelo espírito de cooperação.
Esse acordo representa um marco nas negociações coletivas de trabalho entre jornalistas e as empresas de comunicação de Dourados. O Sinjorgran ainda mantém, neste ano, negociações com o Jornal Diário MS, TV Morena – sucursal de Dourados – e TV RIT, cujos processos estão bem encaminhados.
A partir de agora os jornalistas de Dourados passam a ter o seu primeiro salário normativo e esse acordo garante, nos anos seguintes, que as negociações avancem, garanta novos benefícios para os profissionais e segurança para a própria empresa.
Além do piso, se estabeleceu banco de horas e a obrigação de contratação de jornalistas devidamente regulamentados conforme a Lei 83.294 de 13 de março de 1979.
O acordo com O Progresso tem validade de um ano. O presidente do Sinjorgran, Luís Carlos Luciano, comentou que ainda não foi possível se conseguir garantir um número maior de cláusulas, mas a entidade, com base nas assembléias, levou em conta a realidade econômica e a disposição das empresas, “mas o importante que o primeiro grande passo já foi dado de forma democrática e sem radicalismos”.
Negociações como essas estavam paralisadas há dez anos e o que existia era apenas uma convenção com a RIT com poucas cláusulas que nem sequer tinham sido registradas no Ministério do Trabalho, embora firmadas de forma amigável e estão sendo cumpridas normalmente.



