28/03/2006 13h45 – Atualizado em 28/03/2006 13h45
RMT Online
Todo cuidado é pouco quando se faz compras pela internet. Você pode ter surpresas desagradáveis. Como por exemplo, receber um produto que não pediu.
A dona de casa Mariza de Moraes Bodnauric entrou em um site de produtos para emagrecer e dez dias depois recebeu uma encomenda em casa sem ter feito qualquer compra. “Vou ter que procurar o Procon o mais rápido possível”, comenta.
Da mesma forma ocorreu com o estudante Julio Ricardo França. A advogada Jane Resina diz que o Código de Defesa do Consumidor é muito claro quanto a proibição do envio sem prévia solicitação. Júlio procurou o Procom e em poucos dias terá uma audiência.
A defensora pública Jane Inês Dietrich faz uma alerta: nunca forneça informações pessoas pela internet, como RG, CPF, endereço e número de celular. Isso tudo é muito pessoal e a pessoa pode até mesmo cair em uma cilada. Segundo ela quem se sentir lesado pode procurar a justiça para as reparações devidas. As pessoas que não tem condições de pagar advogado podem se dirigir à Defensoria e solicitar o serviço que é gratuito.




