30/03/2006 11h06 – Atualizado em 30/03/2006 11h06
Dourados News
A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), presidida por Eraldo Leite (PL), prefeito de Jateí, está iniciando uma mobilização para resolver dois problemas que entraram na cota de preocupações dos administradores: a proibição de desapropriações fundiárias dentro do limite da faixa de fronteira e os prejuízos por calamidades como enchentes ou estiagens prolongadas. Nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, a diretoria da entidade se reúne com o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) e o superintendente regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Luiz Carlos Bonelli, para debater as soluções. A reunião tem seu início previsto para 9h, no auditório da Associação.
Segundo Eraldo Leite, a proibição de desapropriações deixou os prefeitos da faixa de fronteira apreensivos, porque boa parte desses municípios abriga acampamentos de sem-terra à espera de serem assentados.
Quanto às calamidades, o deputado Vander informou que já existe um entendimento com os ministérios das Cidades e da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, para, sob coordenação da Assomasul, instruir as prefeituras e unificar procedimentos para tornar mais ágil e significativa a liberação de recursos federais.



