24.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Acadêmicos do Bolsa Universitária fazem trabalho social

01/04/2006 10h20 – Atualizado em 01/04/2006 10h20

MS Noticias

O governo do Estado realiza, por intermédio da Fundação do Trabalho e Economia Solidária (Funtrab), diversas ações nas comunidades da Capital com apoio de acadêmicos inscritos no programa Bolsa Universitária. Onze estudantes de cursos como Fisioterapia, Direito, Rádio e TV, Pedagogia e Odontologia, Agronomia e Turismo cumprem, desde outubro de 2004, estágio na Associação das Mães Trabalhadoras (Amat), localizada no bairro Aero Rancho.

O serviço é realizado aos sábados, das às 8 às 16h. Entre as tarefas dos estudantes vale citar uma campanha de arrecadação de enxoval. Inclusive a visita de uma psicóloga foi feita por intermédio de uma das acadêmicas. Os universitários são responsáveis pelo auxílio nas atividades escolares, cuidam da limpeza e da refeição do local. A entidade auxilia famílias carentes. Hoje, a Amat acolhe 61 crianças que não têm estrutura familiar. Desse total, 11 moram na entidade. A média de permanência é de dois a três meses.

Perfil

São crianças que tiveram o direito à cidadania violado, pelo fato de serem vítimas de violência sexual, e que possuem histórico de pais alcoólatras, presidiários, dependentes químicos ou de falta de estrutura financeira familiar.

O novo projeto é a implantação de uma horta comunitária. Para isso está sendo estudada uma parceria com o Instituto do Desenvolvimento Agrário, Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Idaterra). “A idéia inicial é fazer a horta para uso nosso, para não ter que pedir fundos para outros órgãos. Primeiro para consumo e depois até para futura geração de renda”, diz a diretora da instituição, Creuza Veiga Macedo.

A Amat passará por reforma, trabalho que será subsidiado com donativos da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul). Um trabalho de telemarketing e a fabricação de sacos de lixo para criação de renda extra para a entidade também fazem parte do planejamento.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.