24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Ataque suicida à mesquita mata ao menos 55 em Bagdá

07/04/2006 13h27 – Atualizado em 07/04/2006 13h27

BBC Brasil

Um triplo ataque suicida contra uma mesquita xiita em Bagdá matou ao menos 55 pessoas e feriu mais de 150 nesta sexta-feira. As explosões teriam sido causadas por homens-bomba disfarçados de mulheres.

O atentado ocorreu na mesquita de Buratha, que é afiliada ao Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque – principal partido xiita do país. A explosão aconteceu no momento em que fiéis deixavam o local, após as orações das sextas-feiras [dia sagrado para os muçulmanos].

Anteriormente, o Ministério do Interior havia avisado aos moradores de Bagdá que evitassem aglomerações perto de mesquitas ou mercados, devido à uma ameaça de bomba. A violência sectária ganhou força no Iraque depois de um atentado contra um dos principais santuários xiitas em Samarra, em 22 de fevereiro.

Centenas de corpos foram encontrados nas ruas de Bagdá desde então, como marcas de tiros, olhos vendados e apresentando sinais de tortura. O novo ataque acontece um dia depois que a explosão de um carro-bomba na cidade xiita de Najaf, 160 km ao sul de Bagdá, matou ao menos dez.

Os atentados são raros em Najaf, que é fortemente vigiada pelas forças de segurança locais por ser um dos principais locais sagrados xiitas. A explosão aconteceu na rua Tosi, que leva ao principal cemitério da cidade. A rota é habitualmente utilizada para procissões de xiitas de todo o país, que vêm ao local para realizar funerais.

Também nesta sexta-feira, dois soldados americanos morreram em ataques separados no Iraque, segundo um comunicado do Exército americano. Um dos soldados morreu após sofrer ferimentos durante um ataque contra uma patrulha do Exército a oeste de Bagdá, segundo o comunicado.

Em um anúncio separado, o comando do Exército informou sobre a morte de um segundo soldado após a explosão de uma bomba perto de Beiji, 250 quilômetros ao norte de Bagdá. As identidades das vítimas não foram divulgadas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.