25/04/2006 07h49 – Atualizado em 25/04/2006 07h49
AFP
O corpo de Jorge Piñango, subsecretário da Conferência Episcopal Venezuelana, foi encontrado morto nesta segunda-feira em um hotel de Caracas, onde o padre tinha ingressado com outro homem, informou a Polícia Científica (CICPC).
“O padre Jorge Lorenzo Piñango, de 47 anos, foi localizado na manhã de hoje (segunda-feira) em um quarto de hotel” no bairro de Sabana Grande, em Caracas, disse o comissário Vicente Alamo, subdiretor da CICPC. O sacerdote estava desaparecido desde a sexta-feira passada.
Piñango foi encontrado nu, na cama, e morreu de asfixia mecânica, concluiu a necropsia realizada pela CICPC. O corpo “apresentava hematomas na região occipital e na região nasal”.
O padre chegou ao hotel “no sábado às 5 da manhã e, aparentemente, estava acompanhado de uma pessoa do sexo masculino, que ainda não identificamos”, disse Alamo.
O homem que chegou com Piñango se registrou como Antonio Rodríguez, 26 anos, e abandonou o hotel no sábado, segundo funcionários do estabelecimento.
O número da cédula de identidade informado pelo jovem corresponde ao registro de uma mulher.
A morte do padre gerou comoção na Conferência Episcopal da Venezuela (CEV), que exigiu uma investigação minuciosa do caso: “Corresponde às autoridades esclarecer esta morte ocorrida em estranhas circunstâncias”, disse o secretário da CEV, Ramón Viloria.