37.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Piscicultores de MS receberão kit para comércio de peixe

25/04/2006 09h25 – Atualizado em 25/04/2006 09h25

MS Noticias

Pescadores e piscicultores de cinco municípios de Mato Grosso do Sul receberão kits para a comercialização da sua produção em feiras e mercados. A entrega do material faz parte de um programa do governo federal que visa diminuir a distância entre o produtor de peixe e o consumidor final, eliminando o atravessador da cadeia produtiva. Os kits do programa ‘Feira do Peixe’ serão distribuídos a entidades que reúnem pescadores e piscicultores de Amambaí, Ladário, Mundo Novo, Naviraí e Porto Murtinho.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Seap/PR (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República), que adquiriu os equipamentos, e a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que vai ceder em comodato os kits às entidades beneficiadas. A entrega dos materiais será realizada às 14h desta quarta-feira no Núcleo Industrial da Conab, em Campo Grande (av. Principal 2, nº 20, na saída para Aquidauana, próximo à Frangovit).

Os kits-feira foram disponibilizados em dois padrões – para o peixe fresco ou para o peixe vivo. Os beneficiados receberão: estrutura metálica desmontável, balcão para manuseio de pescados, recipientes com tampa para resíduos, balança eletrônica, caixa isotérmica, avental e luvas para manuseio, facas para cortes e filetagem, tanque desmontável com capacidade para 2 mil peixes vivos, puçá para coleta e soprador para manutenção da água (no kit para peixe vivo); balcão de exposição e mangueira para degelo (no kit para peixe fresco). Serão entregues sete kits para peixe fresco e dois para peixe vivo.

“A expectativa do programa é que os aquicultores ou pescadores possam vender seu peixe diretamente em feiras ou outros espaços adequados para a comercialização. Ganha o produtor, que poderá aumentar a sua renda, e ganha o consumidor que terá acesso a um produto mais barato”, afirma a gerente da Seap/PR para o Mato Grosso do Sul, Marilúcia Canisso Valese.

A meta do programa é levar os kits para o comércio a 1200 comunidades em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul as primeiras entidades beneficiadas são: a Associação de Piscicultores de Amambai, a Associação de Pescadores do Porto Caiuá de Naviraí, a Associação de Pescadores de Ladário, a Cooperativa dos Piscicultores de Mundo Novo e a Colônia de Pescadores Z-6 de Porto Murtinho.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.